Quantas sessões de aplicação de varizes são necessárias?

A escleroterapia, conhecida como aplicação de varizes, é um tratamento, realizado por profissionais capacitados, que tem como objetivo eliminar ou diminuir as veias na pele ou as varizes. O procedimento é realizado com a injeção de uma substância diretamente na variz para eliminá-la.

Apesar de ser um procedimento simples, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a sua realização. Por isso, selecionamos as principais questões levadas até o consultório médico em relação à aplicação de varizes.

Quais os tipos de escleroterapia?

A escolha do melhor tratamento deve ser feita em conjunto com o médico. Existem três tipos de escleroterapia:

  • com glicose —também conhecida como escleroterapia por injeção, é especialmente usada para tratar vasinhos e pequenas varizes;
  • com laser — é uma técnica mais usada para eliminar vasinhos do rosto, tronco e pernas;
  • com espuma —este tipo é mais usado em varizes grossas.  

A aplicação é dolorosa?

Depende. Alguns pacientes podem sentir uma dor ou desconforto na momento da inserção da agulha e injeção do líquido. Porém, a dor costuma ser leve e melhorar com a aplicação de pomadas anestésicas.

Qualquer pessoa pode fazer aplicação de varizes?

Sim. No entanto, por se tratar de um método invasivo, é preciso ser avaliado pelo médico antes da realização. Normalmente, antes de realizar a escleroterapia, os pacientes já tentaram outros tipos de tratamento e não obtiveram sucesso. Idealmente, a pessoa que vai fazer escleroterapia não deve ter excesso de peso para garantir uma melhor cicatrização e evitar o surgimento de outros vasinhos.

Quantas sessões de aplicação de varizes são necessárias?

Não existe uma quantidade certa, tudo irá depender do paciente e do grau das varizes. Normalmente são realizadas quatro sessões para um resultado mais nítido, uma vez que em cada sessão há uma melhora de 15% a 30% do aspecto. Somente um cirurgião poderá indicar o número ideal de sessões.

Quais são os efeitos colaterais da escleroterapia?

A maioria dos pacientes apresenta sensação de queimação após a injeção, que tende a desaparecer em algumas horas Também pode ocorrer a formação de pequenas bolhas no local, manchas escuras na pele, hematomas, que surgem quando as veias são muito frágeis e tendem a desaparecer espontaneamente, além de inchaço. Alguns pacientes podem ainda desenvolver reações alérgicas à substância usada no tratamento.

Os vasinhos podem aparecer novamente?

É importante lembrar que os vasinhos e as varizes são resultados de um estilo de vida ou do excesso de peso. Por isso, caso o paciente não tenha cuidado, é possível que surjam novos vasinhos em outros locais da pele.

Quais os cuidados após a escleroterapia?

Após a aplicação de varizes é importante utilizar uma meia de compressão elástica durante o dia, por pelo menos duas a três semanas. Também é recomendável não se submeter a depilação nas primeiras 24 horas, evitar exercício físico pesado durante duas semanas e evitar a exposição solar por, pelo menos, duas semanas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!