4 tipos de tratamentos para varizes

As varizes são veias dilatadas que podem facilmente ser visualizadas nas pernas, por exemplo. Embora possam acometer qualquer veia do corpo humano, normalmente, afetam as pernas, causando dor e desconforto.

A causa mais comum de varizes é a influência genética, mas outros fatores de risco podem influenciar no seu aparecimento, como a gravidez, ser do sexo feminino, idade avançada, excesso de peso e obesidade, passar muito tempo em pé ou sentada, histórico de trombose venosa profunda e algumas condições que aumentam a pressão no abdômen (doenças no fígado, líquido no abdômen ou insuficiência cardíaca).

Além da questão estética, as varizes causam dor, ardor, ou sensação de peso nas pernas, que podem ser mais acentuados no fim do dia; leve inchaço, geralmente envolvendo apenas os pés e tornozelos e coceira na pele sobre a veia varicosa. Quando agravadas, podem causar o acúmulo de líquido e inchaço na perna, inchaço na panturrilha com dor significativa após ficar sentado ou em pé por muito tempo, mudanças na cor da pele ao redor dos tornozelos e das pernas, além de pele seca, esticada.

Tratamentos para as varizes

Além dos cuidados diários para evitar as varizes, o tratamento pode ser feito com diversas técnicas, como laser, espuma, glicose ou, nos casos mais graves, cirurgia.

1. Escleroterapia com laser

Usada nas pequenas varizes, o procedimento consiste na destruição desses pequenos vasos por meio da aplicação de laser. O feixe de laser aquece o vaso distendido e gera uma inflamação que une suas paredes e, uma vez fechado, esse vaso pode até ser reabsorvido pelo próprio organismo. É uma técnica que necessita de repetições, mas dispensa anestesia e pode ser realizada em consultório.

2. Escleroterapia com espuma

A técnica consiste na aplicação de uma substância esclerosante em forma de espuma, diretamente nas varizes, até que elas desapareçam. Ela causa um processo inflamatório na parede interior do vaso que leva a um fechamento da via, impedindo a circulação de sangue.  A técnica é eficaz nas microvarizes e em varizes de até 2 mm, eliminando-as completamente. Nas varizes de maior calibre, o tratamento pode não dar o melhor resultado, mas é capaz de diminuir o tamanho da veia, sendo necessária mais de uma aplicação.

3. Escleroterapia com glicose

Um dos procedimentos mais dolorosos, o tratamento com glicose é indicado para varizes e microvarizes e consiste na aplicação de uma injeção contendo uma solução hipertônica de glicose a 50 ou a 75%. Essa solução é aplicada diretamente nas varizes, fazendo com que elas desapareçam completamente. Apesar de dolorosa, é muito eficaz e deve ser realizada por um cirurgião vascular em um ambiente adequado.

4. Cirurgia para varizes

Uma das técnicas mais antigas consiste na retirada cirúrgica da veia varicosa. Atualmente esse tipo de cirurgia é feito com mínimas incisões e a hospitalização não costuma passar de um dia.

O melhor tratamento vai depender do grau das varizes e da condição do paciente. Por isso, é importante procurar a ajuda de um profissional que, após o diagnóstico, indicará a melhor solução.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!