Os principais fatores risco para varizes

As varizes são uma condição bastante dolorosa e comprometem muito mais do que apenas a aparência das pernas de homens e mulheres, já que se trata de veias dilatadas que podem aparecer em qualquer lugar do corpo. Quando surgem, indicam que nem tudo está indo tão bem na circulação do sangue venoso por todo o organismo.

Muitas pessoas se pegam perguntando a respeito do surgimento das varizes, bem como se seria possível prevenir alguns dos fatores de risco que acabam desencadeando essa condição. Contudo, a realidade é que não há como impedir algumas condições favoráveis ao surgimento das varizes.

Mas, isso não quer dizer que não seja necessário ficar alerta a esses fatores de risco, os quais você confere a seguir.

Os principais fatores risco para varizes

Idade

Esse é um dos principais fatores de risco para o surgimento das varizes, já que é comum que durante o processo de envelhecimento as veias acabem perdendo sua elasticidade, o que faz com que o sistema de válvulas também seja enfraquecido.

Com isso, a volta do sangue venoso para os pulmões e para o coração é dificultada, o que pode facilitar o aparecimento das deformações que são conhecidas também como varizes.

Predisposição genética

Você com certeza já deve ter ouvido por aí que determinadas pessoas possuem mais predisposição genética a ter varizes do que outras, já que o primeiro possui histórico familiar da doença. E isso é verídico, já que os problemas circulatórios não dizem respeito apenas às varizes, mas também a uma série de outras doenças.

Por isso, caso você tenha um histórico familiar de problemas circulatórios, é imprescindível que adote medidas e precauções que possam, ao menos, retardar o aparecimento das varizes e o desenvolvimento de outras doenças relacionadas.

Sexo

É cientificamente comprovado que as mulheres estão mais suscetíveis a sofrerem com as varizes do que os homens, embora esse segundo grupo não esteja livre desta doença.

Isso porque a mulher está exposta a diversas alterações hormonais durante toda a sua vida, desde a menstruação, gravidez, menopausa, reposição hormonal, uso de anticoncepcionais, entre outros. Isso acaba se tornando um fator de risco para as varizes, ao passo que alguns desses hormônios acabam diminuindo a resistência dos vasos sanguíneos, o que compromete de forma significativa o funcionamento das válvulas responsáveis por regular a passagem do sangue.

Sedentarismo

Diferente dos fatores de risco que citamos acima, esse pode ser alterado, já que o sedentarismo não é uma predisposição genética, muito menos uma escolha inalterável como sexo e idade.

Portanto, se você já possui algum dos fatores de risco que não podem ser alterados, experimente passar a praticar atividades físicas, pois além de benéficas para todo o organismo, elas ajudam no estímulo do sistema circulatório, o que facilita o bom retorno do sangue venoso para o coração.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!