Angiologista x cirurgião vascular: qual a diferença?

Existem muitas dúvidas sobre a diferença entre as profissões de angiologista e cirurgião vascular. Não por acaso, afinal, até meados de 2006, as duas especialidades faziam parte do mesmo escopo.

O advento de novas tecnologias e especificidades da profissão, assim como a necessidade de melhorar as especializações, fizeram com que a angiologia e a cirurgia vascular começassem a trilhar caminhos diferentes.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre cada uma das áreas, explicando quais são as funções atribuídas a cada profissional e as indicações. Confira!

O que faz um angiologista?

A angiologia é a especialidade médica responsável por prezar pela saúde do sistema circulatório como um todo: assim, artérias, veias e o sistema linfático são contemplados pela atuação desse médico.

Especialistas do gênero estão aptos a diagnosticar e tratar doenças circulatórias em sua fase inicial e moderada. Também podem fazer sugestões e ensinar rumos de ação para a prevenção de enfermidades múltiplas.

Dentre as doenças mais comuns a serem tratadas por um médico angiologista estão:

  • varizes;
  • aterosclerose;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • aneurisma;
  • vasculite.

Quando devo buscar um angiologista?

Deve-se procurar orientação desse profissional nos seguintes casos:

  • dores na região das pernas, em especial durante as atividades cotidianas;
  • inchaço nas extremidades do corpo;
  • queimação, dormência ou sensação de peso nas pernas, em especial nas panturrilhas e nos pés;
  • câimbras constantes;
  • alterações estéticas nas veias, que podem ficar mais inchadas e arroxeadas (ou azuladas).

O que faz um cirurgião vascular?

A cirurgia vascular é uma especialidade médica que tem como objetivo tratar as doenças existentes em veias, vasos linfáticos e artérias.

Em sua atuação diária, é natural que o cirurgião vascular trate, de maneira cirúrgica, obstruções nas artérias das pernas, tromboses venosas profundas, varizes profundas, acidentes vasculares cerebrais por obstrução das carótidas e de aneurismas.

Não é incomum, no entanto, que esse profissional seja solicitado em outras áreas da Medicina: no tratamento da quimioterapia, por exemplo, especialistas em cirurgia vascular são os responsáveis pela implantação dos cateteres, que são fundamentais para que o procedimento funcione corretamente.

Pacientes que possuem insuficiência renal crônica, por sua vez, podem contar com a ajuda desse especialista para realizar o procedimento das fístulas arteriovenosas, necessário para a hemodiálise.

Diferenças: angiologia e cirurgia vascular

De forma bastante sintética, podemos dizer que a diferença entre as especialidades está na atuação, embora os temas compartilhados sejam os mesmos.

Enquanto o angiologista faz o diagnóstico das doenças vasculares e estabelece métodos de prevenção e recuperação por  meio de alterações na rotina do paciente, inserção de medicamentos e tratamentos menos invasivos, o cirurgião vascular trata dos problemas já instalados, visando extirpar as suas complicações e promover a cura, a nível mais profundo, das enfermidades.

Como comentamos brevemente em outro momento, a resolução responsável pela separação entre as duas especialidades é bastante recente. Por conta disso, não é incomum que encontremos médicos com formação em Angiologia e Cirurgia Vascular. Em ocasiões como essas, consideramos que os profissionais estão aptos para atuar em ambas as áreas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!