Como funciona a escleroterapia com espuma?

A escleroterapia com espuma é um tratamento que elimina as varizes e os pequenos vasinhos. No procedimento, é aplicado uma espuma esclerosante diretamente nas varizes, até que elas desapareçam por completo. A escleroterapia é eficaz e remove completamente as microvarizes e varizes com calibre de até 2 mm. Nas varizes mais calibrosas, esse tratamento não remove totalmente o problema, mas é capaz de reduzir o seu tamanho. Nesse caso, são aplicados mais de uma sessão na mesma variz. As varizes apresentam sinais, como veias tortuosas, dilatadas e azuladas abaixo da pele, causando um problema estético. Mas, além disso, as varizes podem causar:
  • Dor, queimação e sensação de peso nas pernas, acentuados ao final do dia;
  • Inchaço nos pés e tornozelos;
  • Coceira na região da veia varicosa.
As varizes são diagnosticadas durante o exame físico e após uma análise da pele e aparência das veias.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é bem simples e pode ser realizado no consultório médico, sem a necessidade de internação ou qualquer tipo de anestesia. Contudo, é preciso que a escleroterapia com espuma seja feita por um médico especialista. No tratamento, a veia é localizada utilizando por meio de um ultrassom e então, é aplicado uma injeção da medicação em forma de espuma. A espuma bloqueia a veia provocando o redirecionamento do sangue. O procedimento provoca uma leve dor e desconforto, seja pelo uso da agulha ou pela introdução do medicamento na veia.

Vantagens e cuidados com a escleroterapia com espuma

Entre as principais vantagens em realizar esse procedimento é a capacidade de aplicar a medicação em diversas varizes, diferente do que aconteceria se o tratamento fosse feito por cirurgia. Após a aplicação, é recomendado que a pessoa utilize meias de compressão elástica para promover o retorno venoso e reduzir o surgimento de novas varizes. Além disso, é indicado evitar a exposição ao sol para não provocar manchas na região. Se for necessário, utilize filtro solar com alto fator de proteção na área tratada.

O tratamento é definitivo?

A eliminação das varizes e dos vasinhos com essa técnica é praticamente definitivo. O vaso que foi tratado não apresentará variz novamente, porém, outras varizes podem aparecer nos locais próximos por diversos fatores. Podem surgir por fatores hereditários, mais comuns, ou alguns fatores de risco como: gravidez, obesidade, idade, sexo feminino, entre outros.

Riscos da escleroterapia com espuma

Em geral, é uma técnica segura e com baixo risco. O desconforto é sentido apenas após a aplicação da espuma, como ardência, inchaço ou vermelhidão no local. Porém, esses sintomas passam dentro de pouco tempo. Em casos mais raros, há reações alérgicas, formação de feridas ou hiperpigmentação da região. Alguns cuidados podem aliviar a dor e impedir complicações, como praticar atividades físicas leves, elevar as pernas por um tempo e utilizar meias de compressão. É importante que a escleroterapia com espuma seja feita por um angiologista ou cirurgião vascular habilitado, para garantir o sucesso da aplicação sem ocorrência de complicações. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!