Quando procurar um cirurgião vascular?

Cirurgião vascular: o nome é bastante sugestivo, é verdade, mas você sabe quais são as atribuições desse profissional e qual é o momento certo de procurar por esse especialista?

Se ainda não, fique tranquilo! Este artigo tem como objetivo falar um pouco mais sobre o trabalho desse especialista e também sobre as razões pelas quais se deve procurar um médico dessa área. Confira abaixo.

O que faz um cirurgião vascular?

Esse profissional é responsável pelo diagnóstico, compreensão e tratamento das doenças que acometem os sistemas arterial, linfático e venoso.

É comum que as pessoas busquem o auxílio do cirurgião vascular quando há algum quadro de varizes estabelecido. Acreditar, no entanto, que essa é a única área de atuação desse médico é um equívoco.

Quando buscar ajuda?

Existem inúmeras doenças que podem demandar o apoio desse cirurgião. As principais enfermidades que costumam exigir ação por parte dele são as listadas a seguir.

Obstruções nas artérias das pernas

A doença arterial periférica, como é chamada, é uma enfermidade que faz com que as artérias que transportam o sangue para os membros inferiores fiquem mais estreitas, prejudicando a circulação e causando uma série de problemas de saúde.

Essa condição, normalmente, é causada por um quadro de aterosclerose. Nessa situação, há o depósito de gorduras nas paredes das artérias — em especial, as coronárias, as cerebrais, a aorta e a ilíaca.

Os sintomas envolvem dores musculares frequentes, mas com curta duração. No geral, a área da panturrilha é a mais afetada.

É possível também que haja feridas de difícil cicatrização, perda de cabelo ou dormência nas pernas.

O problema da aterosclerose está no fato de que essa doença não possui sintomas muito visíveis de início — o que, claro, faz com que ela seja ainda mais perigosa.

Recomenda-se aos indivíduos que façam exames de rotina periódicos, em busca de anomalias, e que fiquem atentos a alterações na rotina.

Trombose

A trombose consiste na formação de coágulos em 1 ou mais veias. Normalmente, ocorre nos membros inferiores.

Dores nas pernas, especialmente na panturrilha, nos pés e nos tornozelos, queimação constante nessas regiões, edema ou mudanças na coloração e no aspecto da pele dos membros inferiores costumam ser alguns dos sintomas.

Varizes

As varizes, embora esteticamente incômodas, são muito mais que um problema meramente estético.

Elas causam inchaço, sensação de formigamento, coceira e dores. O cansaço nas pernas também é frequente.

No geral, as varizes são bastante visíveis. Assim sendo, é importante consultar um médico responsável ao se deparar com o problema.

Acidente vascular cerebral

A aterosclerose pode causar uma série de problemas. Um deles é o acidente vascular cerebral, também conhecido como AVC.

Pessoas com idade avançada, com problemas circulatórios ou venosos, que fumam há muito tempo e são sedentários estão mais vulneráveis a circunstâncias desse gênero.

Atente-se para alterações de visão atípicas, fraqueza nos braços, dores no peito e formigamentos nos membros.

Como se pode ver, o cirurgião vascular é capacitado para atender pessoas com diversos perfis, enfermidades e queixas. Se você sente que algo está fora do normal, agende uma consulta com um profissional responsável.


Quer saber mais?
Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!