Inchaço nas pernas: descubra as principais causas

Inchaço nas pernas pode ser originado de uma série de fatores diferentes e, ao mesmo tempo, pode indicar que algo não vai bem no organismo.

Se você tem apresentado esse problema e gostaria de saber quais são as possíveis causas dele, dê uma olhada neste artigo.

Vale lembrar, no entanto, que este texto não deve servir como diagnóstico, mas como guia de possibilidades. Apenas um médico responsável poderá oferecer percepções mais coerentes sobre o seu estado de saúde.

Inchaço nas pernas: o que pode ser?

Vale dizer que, ficar com inchaços nessa região depois de um dia cansativo, após a ingestão de muito sal ou por ficar de pé por muito tempo é esperado.

Se a situação é constante, no entanto, exige cautela e observação.

Insuficiência cardíaca

Quando o coração não consegue bombear a quantidade necessária de sangue para manter o corpo funcionando bem, acontece o que chamamos de insuficiência cardíaca.

Os sintomas desse quadro incluem falta de ar, cansaço constante e/ou sensação de fadiga, abdômen inchado, perda de interesse por comida, aumento do volume urinário e, frequentemente, inchaço nos membros superiores e inferiores.

Insuficiência renal

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a insuficiência renal aguda ocorre quando há perda da capacidade de filtragem de resíduos, sais e líquidos do sangue pelos rins.

Quem costuma apresentar insuficiência renal é quem já está hospitalizado. Ainda assim, dores na região dos rins, ausência de fome, cansaço, náuseas, convulsões, dores no peito e retenção de líquidos, responsáveis por inchaços nas pernas, tornozelos e pés, devem ser observados com cautela.

Utilização de remédios

Alguns remédios auxiliares no tratamento da diabetes ou da pressão alta, como é o caso do ibuprofeno (utilizado também para dores musculares, cólicas e afins), podem causar inchaço considerável.

Artrite

Essa inflamação, que é mais comum em idosos, acontece nas articulações dos joelhos, tornozelos e quadris.

Além de dor, a artrite costuma causar inchaço considerável nas pernas.

Celulite

Nesse caso, não estamos falando sobre a celulite mais conhecida — os “furinhos” que ocorrem nas coxas, barriga, braços e glúteos femininos. Falamos da celulite caracterizada pela inflamação de células profundas. Ela costuma acontecer quando há infecção, e é mais comum quando algum micro-organismo adentra por alguma ferida na região das pernas e pés.

Varizes

As temidas varizes, que, em geral, são vistas apenas como problema estético, podem causar inchaço nas pernas. No geral, elas são bastante visíveis, o que permite que as pessoas busquem tratamento mais depressa. Ainda assim, é possível que haja varizes ocultas. Por essas e outras razões, é fundamental fazer consultas e exames de rotina. Qualquer alteração no funcionamento normal do corpo deve ser investigada.

Ficar muito tempo sentado

Se você tem o costume de trabalhar sentado, possivelmente já deve ter enfrentado inchaços nas pernas. Isso acontece porque, quando estamos com as pernas cruzadas, há maior dificuldade no transporte do sangue de volta para o coração. O sangue, então, fica acumulado na região das pernas. Isso causa o inchaço — e, possivelmente, quadros de desconforto e dor. Para abrandar o problema, recomenda-se fazer alongamentos, caminhar com frequência e evitar ficar mais que 2 horas na mesma posição.


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
cirurgião vascular em Divinópolis!