Formigamento nos pés: descubra as principais causas

Muitas vezes acompanhada da sensação de formigamento, a dormência nos pés é descrita como a perda de sensibilidade no membro.

Ela pode ocorrer simplesmente por um mau posicionamento do corpo, como ficar muito tempo sentado com as pernas cruzadas. A sensação também pode ser um indício de doenças, como hérnia de disco, diabetes e neuropatias. Pode, ainda, acontecer devido a uma fratura ou picada de inseto. 

Conheça, a seguir, as principais causas da dormência nos pés.

Causas do formigamento nos pés

Falta de irrigação sanguínea

A deficiência circulatória pode provocar dor, dormência e alteração na coloração dos dedos, que se tornam mais pálidos, devido à baixa irrigação na periferia. Uma das causas mais comuns é ficar sentado, deitado ou parado na mesma posição durante muito tempo, o que provoca a má circulação e a compressão do nervo no local. 

Doença arterial periférica

O problema na circulação sanguínea pode, ainda, estar ligado a algo mais sério. A doença arterial periférica é uma condição em que ocorre o estreitamento e endurecimento das artérias que transportam o sangue para os membros inferiores do corpo. A razão principal é o acúmulo de placas de gordura no sangue. 

Diabetes

Pessoas com diabetes podem desenvolver pé diabético, que ocorre principalmente quando os níveis de glicose no sangue não estão controlados. Entre os sintomas desse problema estão a perda de sensibilidade nos pés, queimação, sensação de agulhadas e fraqueza nas pernas.

Hérnia de disco

O problema se caracteriza pelo deslocamento do disco fibroso, localizado entre as vértebras. Quando deslocado, pode tocar as raízes dos nervos da coluna lombar e causar formigamento na região por ele inervada.

Neuropatias periféricas 

Uma neuropatia é um dano a um nervo periférico, que é o canal de transmissão de informação entre o corpo e o cérebro. Quando há uma lesão em algum dos nervos que transmitem essas informações, ocorre uma interferência ou interrupção na transmissão dos impulsos. O resultado é a sensação de formigamento ou dormência nos pés, nos dedos, ou na ponta dos dedos dos membros inferiores.

Polineuropatia periférica

Uma forma mais grave de neuropatia é a polineuropatia, que se caracteriza por alterações simultâneas em mais de um nervo do corpo. Isso gera muita dor, falta de força ou ausência de sensibilidade em algumas regiões específicas do corpo.

Síndrome de Guillain–Barré

É uma doença neurológica que se caracteriza pela inflamação dos nervos e fraqueza muscular. Por ser grave, pode levar à morte. Na maior parte dos casos, ela é diagnosticada após uma infecção viral, como dengue ou zika, por exemplo. Um dos sintomas mais comuns é a perda de sensibilidade nas pernas e braços.

Dormência nos pés e formigamento, que persistem por semanas, devem ser investigados por um médico, que fará a avaliação e proporá o tratamento adequado ao problema.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!