Quando a aplicação de varizes é indicada?

As varizes são veias dilatadas que podem facilmente ser visualizadas na perna. Elas podem acometer qualquer veia do corpo humano, mas, normalmente, afetam as pernas, causando dor e desconforto. Essas alterações nas veias se formam quando o sangue que chega às pernas não consegue retornar ao coração. Além da questão estética, as varizes causam dor, inchaço e sensação de desconforto nas pernas. A aplicação de varizes é uma das formas de tratamento para esse problema, e falaremos sobre isso mais pra frente.

A causa mais comum das varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar. Mas outros fatores também podem influenciar no aparecimento delas, como gravidez, a pessoa ser do sexo feminino, ter idade avançada, excesso de peso e obesidade, passar muito tempo em pé ou sentada, ter histórico de trombose venosa profunda e algumas condições que aumentam a pressão no abdômen (doenças no fígado, líquido no abdômen ou insuficiência cardíaca).

Quando agravadas, as varizes podem causar acúmulo de líquido e inchaço na perna; inchaço na panturrilha com dor significativa após ficar sentado ou em pé por muito tempo; mudanças na cor da pele ao redor dos tornozelos e pernas; pele seca, esticada.

Quem deve fazer a aplicação de varizes?

É indicada para o tratamento de vasos sanguíneos dilatados ou malformações, ou seja, varizes nos mais diversos tamanhos, além de pacientes com doenças venosas. O procedimento consiste na aplicação ou injeção de uma substância esclerosante dentro do vaso doente, criando uma reação inflamatória, que resultará no desaparecimento do vaso e uma melhora no aspecto estético. O esclerosante pode ser em forma de líquido, espuma ou laser. O tempo entre uma sessão e outra de aplicação varia a critério de cada médico, embora a maioria entenda que as sessões devam ser semanais.

Pessoas que têm deficiência séria de circulação, portadoras de doenças sistêmicas graves, com trombose superficial ou profunda, infecção local ou generalizada, imobilização no leito, alergia conhecida ao agente esclerosante, arterite, edema importante de membros inferiores, gestantes e em mau estado geral de saúde são as principais que encontram contraindicações para passar pelo procedimento.

Cuidados após a aplicação

Assim como todo tratamento estético, a aplicação de varizes pode apresentar efeitos colaterais em algumas pessoas. Os principais são alergias, coágulos nos pequenos vasos (alteração que deve ser avisada ao médico, para que ele possa avaliar a necessidade de drenagem simples), pigmentação local (rara) e ulceração (rara).

Após a aplicação, recomenda-se: usar uma meia de compressão elástica, por pelo menos 2 a 3 semanas; não fazer depilação nas primeiras 24 horas; evitar exercício físico exaustivo durante 2 semanas; evitar a exposição solar por, pelo menos, 2 semanas.

Apesar de o tratamento ser eficaz, a aplicação de varizes, não impede a formação de novas varizes, e por isso, se não existirem cuidados gerais e prevenção, outras varizes poderão aparecer. O mais importante é a prevenção, como praticar exercícios físicos de forma regular, manter alimentação saudável, não fumar e adotar outras medidas relacionadas ao bem-estar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!