Entenda a diferença entre teleangiectasias e varizes

Você pode pensar que as microvarizes e as varicoses são dois nomes diferentes para a mesma condição. No entanto, embora tenham características semelhantes, elas são problemas diferentes esteticamente e que indicam situações de gravidade distintas.

Por isso, preparamos o artigo a seguir, para explicar as principais diferenças nas causas, sintomas potenciais e tratamentos disponíveis entre as duas. Confira!

As causas das microvarizes e das varicoses

Na maior parte das situações, ambas dividem as mesmas causas e os mesmos grupos de riscos, incluindo questões genéticas, gravidez, estar acima do peso, ficar sentado ou em pé (parado) por longos períodos de tempo, manter um estilo de vida sedentário, usar sapatos de salto alto ou roupas muito apertadas, envelhecimento, entre outros.

Qualquer um desses fatores, ou uma combinação de alguns deles, pode aumentar o risco de desenvolver insuficiência venosa, que é o que provoca a manifestação das microvarizes e varicoses.

Os sintomas — similaridades e diferenças

Os sintomas dos dois problemas são semelhantes em alguns aspectos e se diferem em outros.

Aparência

Em relação à aparência, as varicoses são finas e delicadas (menores do que 1 milímetro), são visíveis nas cores vermelho, roxo e azul e se ramificam como uma teia de aranha.

Já as microvarizes são maiores (entre 2 e 5 milímetros), uma composição venosa de aspecto verde-azulada ou roxa que aparece normalmente no joelho, na coxa e podem se estender pelo restante da perna.

Desconforto e dor

A maioria das varicoses não manifesta dor ou qualquer outra sensibilidade, apesar de que pessoas portadoras da condição podem se queixar de coceira, ardência e, ocasionalmente, alguns problemas secundários na pele.

As microvarizes, por outro lado, podem causar sintomas como dor, inchaço, coceira, fadiga nas pernas, câimbras noturnas, entre outros.

Condições secundárias

As varicoses são uma preocupação geralmente estética, embora possam acontecer sangramentos ao esfregar a pele com muita força ou batendo em alguma coisa.

Em relação às microvarizes, em alguns casos, podem ocorrer inchaços, sangramento, úlceras e, raramente, até mesmo coágulos sanguíneos que, se desalojados, podem ir para o pulmão e causar uma embolia pulmonar.

Tratamentos

Embora a maioria das pessoas busque tratamento para varicoses a partir de preocupações estéticas, as microvarizes exigem abordagens de tratamento diferentes, baseadas na gravidade da condição. Devem ser considerados sintomas físicos, fatores secundários, complicações e, claro, as necessidades estéticas do paciente.

Tanto as varicoses quanto as microvarizes podem ser tratadas a partir de Escleroterapia, injeção de um agente esclerosante que bloqueia o fluxo sanguíneo na veia afetada que obriga o sangue a fluir por outras veias, melhorando o aspecto estético na área.

Apesar de ser muito usada para tratar varicoses, existem outras técnicas disponíveis, como a terapia a laser, e o médico saberá indicar qual é a melhor opção.

No caso das microvarizes, frequentemente são necessárias abordagens cirúrgicas para o tratamento, mas os procedimentos são pouco invasivos e têm recuperação relativamente rápida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!