5 sintomas que podem indicar doenças vasculares

As doenças vasculares são distúrbios no sistema venoso, isto é, disfunções que alteram a integridade e o bom funcionamento dos vasos sanguíneos. Várias razões contribuem para o desenvolvimento dessas enfermidades. A identificação das causas pode ser determinante na condução do tratamento.

As doenças vasculares mais conhecidas são as varizes, acidente vascular cerebral, aneurisma, aterosclerose e trombofilia. Os fatores de risco envolvem aspectos genéticos, sedentarismo, obesidade, tabagismo, trauma nos membros inferiores, permanência prolongada na mesma posição, menopausa, gestação, reposição hormonal e uso contínuo de pílula anticoncepcional.

Geralmente, o organismo dá sinais de alerta quando há problemas na saúde vascular. Veja a seguir quais são os principais indícios de que algo não está bem nesse sentido.

Sintomas de doenças vasculares

1# Dor nas pernas

Dor forte nas pernas, especialmente no período noturno, merece investigação aprofundada, pois pode indicar a incidência de doença vascular. Se a dor não passa, mesmo após dormir, e se intensifica durante exercícios físicos, ainda que leves, é ideal consultar o angiologista, para verificar se o fluxo arterial está bloqueado.

2# Inchaço

O inchaço é um sintoma que pode se manifestar em outras doenças e, eventualmente, ele não indica problemas sérios. Nas estações mais quentes, por exemplo, pernas, pés e mãos tendem a ficar inchados durante o dia, devido à maior retenção de líquidos. Entretanto, se o inchaço for contínuo e predominante nos membros inferiores, é necessário redobrar a atenção. Pode ser um sinal de que a circulação sanguínea não está trabalhando adequadamente.

3# Veias deformadas

Veias volumosas e tortuosas, de cor avermelhada ou azulada são sintomas claros de doença vascular. Essas veias são denominadas varizes e podem vir acompanhadas de dor, inchaço, coceira, sensação de queimação e peso nas pernas. Ao notar alterações visíveis sob a pele, é recomendável consultar um especialista para diagnosticar e tratar a condição.

4# Fadiga sem razão aparente

O cansaço excessivo sem explicação, inclusive durante atividades simples, como caminhar distâncias curtas, ficar algum tempo na mesma posição e subir poucos lances de escada, sinaliza que o sistema vascular pode estar comprometido. Se ao fazer essas tarefas você sentir um cansaço desproporcional, busque ajuda médica.

5# Feridas que não saram

Quem tem problemas vasculares é mais propenso a apresentar lesões superficiais ou profundas na pele. As chamadas úlceras vasculares são resultantes de irregularidades na circulação sanguínea e acontecem devido a fatores como a redução da umidade e nutrição da pele. Normalmente, esse tipo de ferida aparece nas pernas e o quadro pode ser agravado pelo tabagismo, colesterol e diabetes não controlados.

Outros sinais

Outros sintomas de doença vascular que merecem atenção são a falta de sensibilidade em determinadas áreas da perna, cãibra, formigamento, pernas e pés frios e alteração na cor dos membros inferiores.

Quer saber mais sobre doenças vasculares? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!