Qual é o esporte mais indicado para quem tem varizes?

Muita gente acredita que quem tem varizes não pode praticar exercício físico. Essa informação é falsa, pois a atividade física é recomendada por auxiliar toda a circulação sanguínea

As varizes são veias tortuosas, dilatadas e insuficientes. Elas são mais comuns nos membros inferiores, mas podem aparecer em todo o corpo.

Em muitas pessoas, causam dor, inchaço e sensação de peso nas pernas. São fator de risco para outros problemas circulatórios, como a trombose.

A varize acontece quando as válvulas que impendem o retorno do sangue não funcionam adequadamente. Isso causa acúmulo de sangue nas veias, provocando seu aumento e deformação.

Estudos mostram que 38% da população brasileira têm algum tipo de varize. Quanto mais idoso o indivíduo, maior a prevalência. Das pessoas com mais de 70 anos, 70% são acometidas por esse tipo de veia.

Causas

A hereditariedade é o principal fator que influencia no aparecimento varizes. Fatores externos são excesso de peso, idade, uso de medicamentos como pílula anticoncepcional, sedentarismo e gravidez. Além disso, ficar muito tempo sentado ou em pé também pode colaborar para ocorrer esse distúrbio.

Atividades físicas mais indicadas

Exercícios que favorecem o fortalecimento da panturrilha são os mais indicados. A musculatura desse local, quando bem preparada, promove boa circulação e melhora o bombeamento do fluxo sanguíneo. Isso evita que o sangue fique estagnado, o que piora o quadro das varizes que já existem, e impede que novas apareçam.

Veja a lista de atividades físicas indicadas.

1 – Caminhada

A caminhada é um exercício de baixo impacto, diretamente ligada ao sistema cardiovascular. Auxilia não só o fluxo sanguíneo, como também a elasticidade das artérias.

2 – Exercícios na água

Atividades aquáticas como hidroginástica e natação também são excelentes para o sistema circulatório. A pressão da água estimula a circulação. Além disso, são de baixo impacto e favorecem o fortalecimento dos músculos.

3 – Pedalar

Seja uma aula de spinning, numa bicicleta ao ar livre ou simulando o movimento com as pernas, a prática de pedalar fortalece a panturrilha e melhora a circulação do sangue nos membros inferiores.

4 – Pilates

Promove a oxigenação do sangue e auxilia na tonificação muscular.

5 – Musculação de baixo impacto

A musculação é recomendada e é, também, um excelente exercício. Porém deve ser feita apenas com cargas baixas e moderadas, dando preferência ao aumento do número de repetição e não ao peso da carga.

A atividade física só não é indicada para aqueles que têm varizes em grau muito avançado. Antes de começar a prática de exercícios, é preciso realizar o tratamento.

O sedentarismo e a obesidade são fatores de risco para quem tem varizes. Esse é outro benefício que a prática de exercícios vai trazer, pois a atividade física combate tais agravantes. É importante que a atividade seja assistida por um profissional de educação física para que o exercício seja monitorado e para que se respeitem as particularidades desse tipo de problema circulatório.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!