O que são varizes?

Varizes acometem boa parte da população, principalmente as mulheres, e causam inúmeros incômodos. Não só pela sua aparência na pele, mas também pelas dores, inchaços e pela sensação de cansaço. A seguir, entenda melhor o que são as varizes.

Como se formam as varizes?

Elas se formam por conta da dilatação das veias. Esse aumento das veias, normalmente, ocorre por fatores hereditários, mas alguns hábitos podem fazer com que elas apareçam, independentemente da predisposição genética.

Pense nas veias como um canal, uma mangueira, em que flui o nosso sangue. Alguns hábitos podem fazer com que as veias se distendam ou enfraqueçam. Assim, ocorre um refluxo do sangue, originando as varizes.

Sedentarismo, ficar muito tempo em pé ou sentado, obesidade, gestação, uso de anticoncepcional, reposição hormonal, fumo e uso constante do salto alto são alguns fatores que podem atrapalhar a circulação sanguínea, desencadeando as incômodas varizes.

Quais os sintomas das varizes?

Vários sintomas indicam o aparecimento das varizes, os principais são: dores nas regiões afetadas do corpo, sensação de cansaço ou peso nos membros acometidos pelas varizes, queimação, câimbras e edemas.

Com a atividade física ou elevação das pernas, por exemplo, a circulação sanguínea tende a voltar ao normal e, com isso, esses sintomas tendem a diminuir.

Entretanto, os sintomas são mais comuns e intensos no calor, no período pré-menstrual, durante a menstruação e gravidez.

Há casos tão graves, que a pele escurece, podendo criar descamações. Também há relatos de pacientes que notaram diminuição dos pelos e da cicatrização.

Quais os tratamentos para varizes?

Hoje, o mercado disponibiliza uma infinidade de tratamentos para as varizes. Alguns incluem o uso da meia elástica que ativa a circulação sanguínea e trata as varizes, e outros são mais invasivos, como as cirurgias.

Há tratamentos que casam o uso de medicamentos com algumas mudanças nos hábitos dos pacientes. Ainda, há a escleroterapia, que pode ser feita injetando medicamentos nas áreas afetadas ou por meio de laser.

As cirurgias a laser são indicadas, principalmente, para os casos mais graves. Diferentemente das cirurgias convencionais, em que se retiram as veias acometidas pelas varizes, os procedimentos cirúrgicos a laser são menos invasivos.

É sempre importante consultar um médico, pois é ele que irá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Como prevenir as varizes?

Pequenos hábitos do dia a dia podem prevenir o aparecimento das varizes, como evitar andar de salto alto, por exemplo. Algumas pessoas possuem cargos em que devem ficar muito tempo sentado ou em pé – nesses casos, é interessante dar uma pausa de vez em quando e circular pela empresa, ativando a circulação sanguínea.

Praticar atividades físicas regularmente também é muito importante para a circulação, principalmente, realizar exercícios aeróbicos. Ao final do dia, procurar deixar as pernas levemente levantadas por um breve período, isso auxiliar o retorno da circulação.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!