Quando usar meia elástica?

As famosas meias elásticas ou meias de compressão são meias medicinais utilizadas para os casos de doenças venosas ou problemas de circulação sanguínea. Elas ajudam a melhorar a circulação e a prevenir o surgimento de varizes.

Atualmente existem vários modelos de meias desse tipo disponíveis no mercado, algumas só cobrem os pés e a panturrilha, outras cobrem até a coxa e outras cobrem toda a perna e o abdômen. Ao fazer pressão nas pernas, a meia ajuda o sangue a voltar dos pés para o coração, funcionando como uma espécie de bomba que atua contra a força da gravidade e auxilia no retorno do sangue.

Dessa forma, a meia elástica é indicada nos casos em que existem válvulas deficientes ou veias obstruídas, as quais dificultam a volta do sangue até ao coração. As principais indicações do uso dessas meias são:

  • histórico familiar de varizes;
  • insuficiência venosa;
  • histórico de trombose na família;
  • veias varicosas ou varizes:
  • histórico de síndrome pós-trombótica;
  • sensação de pernas pesadas, doloridas ou inchadas;
  • necessidade de ficar muito tempo em pé durante o dia;
  • necessidade de passar grande parte do dia sentado;
  • grávidas, devido às alterações físicas que acontecem durante o período de gravidez;
  • períodos de recuperação após cirurgias, especialmente quando a recuperação obriga a pessoa a passar o dia deitada ou sentada.

Por outro lado, as meias também possuem contraindicações. Elas não são indicadas para pacientes acamados, com isquemia, insuficiência cardíaca não controlada, infecções ou feridas nas pernas ou nas regiões cobertas pelas meias; infecções na pele; alergia aos materiais das meias.

Cuidados no uso da meia elástica

A meia deve ser colocada pela manhã, quando a pessoa se levanta, e retirada ao final do dia. Não se deve dormir com o acessório. Essas meias exigem um tempo de adaptação. Na 1ª semana, use-as até o meio-dia. Na 2ª semana, até as 2 horas da tarde. Na 3ª, até as 4 da tarde. É somente a partir da 4ª semana que a pessoa poderá ficar o dia todo com ela.

Antes de colocar as meias, certifique-se de que os pés e pernas estão secos. Essas meias duram por volta de 3 a 4 meses quando usadas todos os dias, mantendo-se os cuidados e a conservação necessários. A qualidade na escolha do produto e a atenção aos hábitos de uso são fundamentais para a durabilidade das meias.

Outro cuidado importante se refere à lavagem das meias, o que ajudará a prolongar o efeito delas. Sempre vire a peça pelo avesso antes da lavagem; não utilize alvejantes à base de cloro; não torça a meia após a lavagem; nunca utilize escovas ou esfregue-as demasiadamente; não lave-as em água quente ou a seco, use água fria.

É importante lembrar, que as meias elásticas são vendidas com diferentes tipos de compressão, por isso só devem ser compradas com indicação médica. Não utilize as peças de amigos ou familiares, cada paciente terá uma indicação de uso diferente, de acordo com o diagnóstico que recebeu.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!