9 cuidados que quem tem varizes deve tomar ao viajar

Quem tem problemas de circulação deve tomar uma série de cuidados ao viajar. Ficar sentado durante longos períodos compromete o sistema circulatório. Como as pernas ficam abaixadas e paradas, o fluxo sanguíneo fica prejudicado. Quem já sofre alguma patologia, como varizes, deve ficar ainda mais atento e redobrar os cuidados.

Cuidados ao viajar

Para evitar complicações, alguns cuidados simples podem ser seguidos.

1 – Use meias elásticas

Os cuidados podem começar antes mesmo da viagem, com o uso de meias elásticas medicinais. Por melhorar do fluxo sanguíneo, as meias diminuem a possibilidade do aparecimento de trombose venosa.

2 – Hidrate-se

Beba bastante água antes e durante a viagem. A água também é um agente que contribui para a melhora da circulação.

3 – Faça exercícios

Mesmo que sentado na poltrona, é possível fazer exercícios para ajudar a bombear o sangue para o resto do corpo. Levante os pés, mexa os calcanhares para cima e para baixo e em círculos, por cerca de cinco minutos. Repita esse exercício de tempos em tempos para melhorar o fluxo.

4 – Ande

Sempre que possível, dê uma levantada e caminhe dentro do avião. Use esse tempo para ir ao banheiro ou somente esticar as pernas. Caso a viagem seja de ônibus, é indicado que desça nas paradas, mesmo que não exista a necessidade.

5 – Não beba álcool

Evite o uso de bebidas alcoólicas antes e durante o voo. O álcool age diretamente na corrente sanguínea.

6 – Escolha a roupa adequada

Evite roupas que, de alguma maneira, dificultam a circulação e que não permitam a movimentação.

7 – Não coloque a bagagem sob as pernas e pés

Prefira guardar sua bagagem de mão nos compartimentos superiores. Assim, você terá mais espaço para movimentar as pernas e os pés.

8 – Não tome remédios para dormir

Calmantes e remédios para dormir deixam as pernas e os pés também em repouso, ou seja: muito tempo paradas. Outro ponto importante é que muitos remédios têm efeitos colaterais que comprometem a atenção e a coordenação motora. Por isso, caso você tenha dificuldade para dormir durante uma viagem, tente técnicas de respiração e relaxamento.

9 – Eleve as pernas

Entre o intervalo de um exercício e outro, tente elevar um pouco as pernas. Isso facilitará o bombeamento do sangue.

Complicações

Quem tem varizes está mais propenso a desenvolver a trombose. O fluxo de sangue fica mais lento em veias com essa característica, favorecendo, a formação de coágulos. Além disso, períodos muito longos sem movimentar as pernas e os pés podem causar inchaço, formigamento, vermelhidão e dor.

Para não estragar sua viagem, tome os cuidados necessários. Essas dicas simples ajudarão o sangue a circular melhor não só durante viagens, como também em outras situações em que se passa muito tempo sentado.

Quem tem varizes não está impedido de fazer longas viagens, mas deve se precaver e tomar os devidos cuidados para evitar complicações mais graves.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!