O que são doenças vasculares?

Doença vascular é toda e qualquer enfermidade que compromete a integridade e atividade dos vasos sanguíneos. Em outras palavras, as doenças vasculares correspondem aos distúrbios e disfunções no sistema venoso, arterial e linfático.

Esse tipo de doença pode ser causada pelo estilo de vida, herança familiar, traumas e lesões, obesidade, uso de medicações, entre outros fatores. Há doenças vasculares, por exemplo, que são resultantes de hábitos nocivos, como tabagismo, sedentarismo e alimentação desequilibrada. 

Para conhecer melhor as doenças vasculares e entender um pouco mais sobre o assunto, leia o artigo.

Tipos de doenças vasculares

Trombofilias

As trombofilias são doenças vasculares que consistem na maior predisposição para formar trombos, que são coágulos que podem tanto obstruir o fluxo sanguíneo, quanto viajar através da corrente sanguínea até se alojarem em órgãos como o pulmão cérebro.

Aterosclerose

O consumo excessivo de gordura e açúcar pode elevar o colesterol e, gradualmente, formar placas de gordura e cálcio que se infiltram nas paredes dos vasos, originando a séria condição vascular, denominada aterosclerose. Atualmente, é uma das principais causas de morte no mundo.

Varizes

Varizes são veias volumosas e deformadas, com aspecto de tortuosidade e coloração avermelhada ou azulada. Tais veias varicosas aparecem sob a camada superficial da pele e podem desencadear sintomas que vão além da estética, como pro exemplo, dor, queimação, inchaço e sensação de peso nas pernas. 

As varizes podem ter pequeno, médio ou grosso calibre. O tratamento ideal depende da gravidade de cada caso, podendo ser cirúrgico ou não.

Aneurisma

O aneurisma é uma doença vascular relativamente comum. Acomete até 3% da população mundial. Trata-se da dilatação anormal de uma artéria, que pode chegar a se romper, provocando uma hemorragia ou pode permanecer sem ruptura durante toda vida. O aneurisma pode surgir em diferentes áreas do corpo, mas algumas são mais sensíveis e preocupantes, como o cérebro.

Acidente Vascular Cerebral

Também chamado de AVC ou derrame, o acidente vascular cerebral é a maior causa de morte no Brasil, na atualidade. É a doença mais incapacitante do mundo. Cerca de 70% das pessoas que sofrem um AVC não retornam ao trabalho e mais de 50% perdem a autonomia e se tornam dependentes de outras pessoas.

O acidente vascular cerebral ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe e provoca hemorragia cerebral ou quando o suprimento do sangue que vai para o cérebro é interrompido ou  drasticamente reduzido, causando privação de nutrientes e oxigênio às células cerebrais.

As doenças vasculares, ainda que pareçam inofensivas em alguns casos, merecem atenção especial, a fim de evitar complicações circulatórias graves. Ao cuidar da saúde vascular, você estará cuidando da saúde geral, por isso, devem ser feitas visitas periódicas ao médico. 

Além disso, para prevenir o desenvolvimento de doenças vasculares, é indispensável praticar atividades físicas regularmente, se alimentar de maneira balanceada, controlar a pressão arterial e o colesterol e se abster de hábitos prejudiciais, a exemplo do tabagismo e alcoolismo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!