6 Dicas para prevenir varizes

As varizes, que são a dilatação das veias, são problemas conhecidos e comuns, afetando aproximadamente 30% dos homens e 45% das mulheres. Além da questão estética, existe o desconforto causado por elas, especialmente por atingir principalmente as pernas. Elas causam inchaço, sensação de queimação, cansaço e dor.

Felizmente, existem tratamentos para cuidar das veias danificadas que melhoram a qualidade de vida do paciente. Mas, para quem quer evitar desenvolvê-las ou já teve e quer impedir que retornem, existem atitudes que ajudam a prevenir o aparecimento delas. Confira 6 dicas:

Movimente as pernas

Ficar muito tempo parado na mesma posição, seja sentado, seja em pé, prejudica o bombeamento do sangue. Por isso, a cada duas horas faça intervalos para andar um pouco e mexer as pernas. Essa movimentação estimula a circulação e mantém as veias saudáveis.

Pratique exercícios

Não é surpresa que se exercitar faz bem para saúde, especialmente para as veias. Atividades simples de baixa intensidade como caminhar, correr e andar de bicicleta podem ser feitas por qualquer um e já ajudam bastante. Afinal, elas fortalecem os músculos da perna, o que dificulta o acúmulo sanguíneo na região. Isso ainda reduz a pressão arterial, auxiliando todo o sistema circulatório.

Evite salto alto

Andar com salto alto ocasionalmente não é um problema. Mas usá-lo por longos períodos sim, já que essa prática afeta os músculos da panturrilha e facilita o acúmulo de sangue. Se possível, use sapatos confortáveis para ir ao trabalho e troque o calçado lá. E, após usar, faça aquecimento das pernas para promover a circulação.

Deite com as pernas elevadas

Na hora de dormir ou mesmo tirar aquele cochilo no sofá, prefira deixar as pernas elevadas. Use uma almofada para inclinar as pernas e deixá-las acima do nível do coração. Assim, a gravidade naturalmente ajuda o sangue a fluir. Fazer isso por pelo menos 15 minutos por dia já é um bom preventivo.

Mantenha uma alimentação saudável

Ter uma alimentação equilibrada é importante para evitar varizes por dois motivos. Primeiro, é uma forma de manter o peso. Ganhar peso significa que a concentração de gordura no corpo aumentou, e isso causa pressão nos vasos sanguíneos. Em segundo lugar, alguns alimentos em particular podem ser mais benéficos ou prejudiciais para nossas veias.

Alimentos com muita gordura, sal ou açúcar aumentam a pressão arterial, atrapalham o funcionamento do fígado (que filtra as impurezas do sangue) e enfraquecem a parede dos vasos. Por outro lado, ingerir fibras, vitaminas e mesmo água ajuda na circulação sanguínea e mantém os órgãos e veias saudáveis.

Não fume

Fumar é uma prática prejudicial para a saúde por diversos motivos. No caso específico das varizes, as substâncias do cigarro aumentam a densidade do nosso sangue. Isso dificulta seu bombeamento principalmente no retorno ao coração. Com o tempo, a tendência é desenvolver doenças venosas como varizes e até trombose.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!