Cirurgia de varizes
A cirurgia de varizes ainda é uma das principais escolhas para o tratamento desta patologia. No entanto, com o decorrer dos anos e as inovações tecnológicas, outros procedimentos se tornaram mais eficazes. Isto também não seria diferente para o tratamento cirúrgico.
O mais importante é entender que o tratamento cirúrgico se torna cada vez melhor, menos agressivo e com menores índices de complicações.
Dentre as maiores alterações sobre a cirurgia de varizes, algumas são interessantes citarmos:
Recuperação pós-operatória:
Há muito tempo atrás a recuperação na cirurgia de varizes exigia até 30 dias de repouso quase que absoluto. Isso hoje é completamente equivocado e contra-indicado. Com o avanços da cirurgia, os tratamentos estão cada vez menos agressivos e com uma recuperação mais rápida.
Associado a isto, sabe-se que que quando mais rápido a mobilização pós-operatória e o retorno as atividades rotineiras, menores são os índices de complicações.
Assim, o pós-operatório para uma cirurgia de varizes demanda de dois dias de repouso parcial e a partir do 3º dia é estimulado o paciente a retornar as suas atividades rotineiras, na grande maioria das vezes sem desconforto ou limitações associadas.
Cicatrização:
Durante muitos anos e há muito tempo atrás a técnica de varizes consistia em um corte em todo o trajeto da pele por onde passava a veia e sua retirada, seguida de sutura (pontos) na pele.
Hoje a cirurgia é bem menos invasiva. São feitas microincisões na pele e na retirada das veias é utilizado microganchos. Na grande maioria, estas incisões tem o tamanho de um furo de agulha e não são necessários pontos de sutura. Após a cicatrização, a grande maioria da incisões fecham sem deixar nenhuma marca.
Tratamento das safenas:
Um dos maiores avanços na cirurgia de varizes esta relacionados ao tratamento das safenas. Hoje, as técnicas mais avançadas utilizam de aparelhos de laser ou radiofrequência para o tratamento. Um cateter é introduzido na safena através do uso de Ultrassom e o trajeto a ser tratado é então destruído através de altas temperaturas que estes cateteres provocam (ablação térmica).
Um tratamento sem cortes, sem sangramento e com menores índices de complicações quando comparados aos tratamentos convencionais da retirada das safenas.
Anestesia na cirurgia de varizes:
Assim como nas técnicas cirúrgicas, o avanço no processo anestésico também teve inúmeras modificações, com a melhora dos medicamentos e processos utilizados. O tempo de recuperação pós-operatório é bem menor, assim como os efeitos colaterais.
As técnicas utilizadas permitem uma sedação antes de iniciar o próprio ato anestésico, que na maioria das vezes permite que o paciente durma assim que se deita na maca e acorde apenas no quarto, horas depois da cirurgia, sem nenhum incômodo ou desconforto.
Resultados estéticos:
Com avanço dos tratamento cirúrgicos, hoje uma cirurgia de varizes é realizada sem a necessidade de nenhum corte ou ponto. Isso mesmo com o tratamento das safenas.
Como o caráter estético sempre esteve presentes neste tipo de tratamento, as cirurgias se desenvolveram com objetivo de resultados cada vez melhores.
Manchas, cicatrizes, cortes e pontos hoje quase não existem nos resultados cirúrgicos e em muitos casos não se consegue nem identificar se o paciente foi ou não operado.
Hoje, mesmo existindo vários tratamento inovadores para varizes, como laser, espuma e outras técnicas, fica claro que os avanços da cirurgia também trouxeram inúmeras vantagens e benefícios ao tratamento.
O resultado é uma gama maior de opções terapêuticas, seja para as queixas funcionais ou os quadro estéticos associado ao problema de varizes.
Acesso o link e descubra mais informações ou a respeito do nosso trabalho na cirurgia vascular.