O que é trombose venosa profunda?
A trombose venosa profunda é um problema de saúde bastante grave, com consequências sérias e que podem até mesmo levar à morte. É possível prevenir a doença, mas é imprescindível estar sempre atento às transformações do corpo e aos sinais de que algo está fora da normalidade.
Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre as características dessa enfermidade, sobre as suas causas mais comuns e as formas de tratamento existentes. Para saber mais, prossiga com a leitura.
O que é trombose venosa profunda?
Causada pela formação de coágulos, também chamados de trombos, no interior das veias profundas, a doença acomete, na maior parte das vezes, as panturrilhas e as coxas. Pode alcançar os braços, mas essa é uma situação um pouco mais rara.
A movimentação do coágulo no organismo pode provocar uma série de complicações ao indivíduo atingido: a embolia pulmonar por obstrução de artéria, por exemplo, é um dos males potencialmente fatais que podem atingir pessoas com trombose.
Outras complicações incluem a insuficiência venosa crônica, caracterizada pela destruição das válvulas interiores das veias do coração.
Quais são as causas?
Pessoas com predisposição genética devem fazer exames periódicos, uma vez que a doença pode atingir diversos indivíduos em uma mesma família.
Idade avançada, assim como colesterol alto, excesso de gordura corporal e o uso prolongado de remédios anticoncepcionais também estão atrelados ao desenvolvimento da enfermidade.
Pessoas sedentárias e que tendem a passar muito tempo na mesma posição, como as que trabalham sentadas ou que ficam por muito tempo deitadas, também devem redobrar a atenção: a principal causa da trombose é a imobilidade.
Quais são os sintomas?
Em alguns casos, é assintomática. Quando se manifesta, no entanto, pode vir acompanhada dos seguintes sintomas:
- acúmulo de líquidos, também conhecido como edema;
- vermelhidão excessiva da pele, com aumento da temperatura corporal e sensação de calor;
- rigidez muscular;
- úlceras;
- endurecimento e escurecimento da pele afetada;
- dor na região atingida e em áreas próximas.
Pessoas com casos de trombose venosa profunda na família podem e devem tomar alguns cuidados, como evitar o tabagismo, praticar atividade física regularmente, aumentar o consumo de água, manter o peso e o colesterol sob controle.
No que tange à utilização de anticoncepcionais, a melhor opção é conversar com um médico sobre as opções do mercado, escolhendo a melhor indicação para cada caso. A automedicação nunca deve acontecer.
Como é feito o diagnóstico? E o tratamento?
Após análise clínica, é natural que o médico solicite ao paciente que faça alguns exames de laboratório ou imagem, como a ressonância magnética e o ecodoppler colorido, que propiciam uma análise completa.
Quando a trombose venosa profunda está em estágio inicial, o objetivo do médico deve ser evitar a formação de coágulos, por meio de medicação ou tratamentos específicos. Se os coágulos já existem, o esforço passa a ser para estimular o organismo a absorvê-los.
Alguns casos podem exigir que o paciente seja submetido à cirurgia. Como sempre, essa é uma prática que deve ser feita quando esgotarem-se as demais possibilidades ou quando o paciente estiver em risco.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião vascular em Divinópolis!